Olhos também devem ser protegidos contra radiação solar


Que a pele deve ser protegida em todas as estações por meio do filtro solar, todos sabemos. Mas nossos olhos também precisam de proteção, por meio de óculos cujas lentes tenham fator de proteção solar, mesmo no período do ano em que a radiação solar é mais amena.
Nessa hora, a qualidade deve sempre ser muito mais levada em conta do que a estética. Vale a pena, portanto, investir em óculos que ofereçam proteção real aos olhos. “Nossos olhos são tão suscetíveis aos efeitos do sol quanto a pele e o efeito é cumulativo. Por isso, usar modelos solares de boa qualidade, comprados em locais confiáveis, é essencial”, recomenda o oftalmologista Ruy César Silva Orlandi, da Clínica Pró-Vida. Segundo Dr. Ruy, os ideais são os que diminuem a luz a níveis confortáveis, bloqueando os raios UV.
“A capacidade das lentes em absorver os raios depende dos cromóforos (moléculas que absorvem raios), não importando a cor das lentes”, explica o especialista. Em lentes incolores, o tratamento antirreflexo é indicado. Há ainda óculos com tratamento fotocrômico (os que escurecem com a claridade). “Hoje, as lentes de contato e as intraoculares (implantadas na cirurgia de catarata) já têm proteção UV”, complementa o oftalmologista.
Dr. Ruy faz, ainda, um importante alerta: “Mesmo raras, lesões melanocíticas da conjuntiva têm relação com os raios UV e podem evoluir para câncer (melanoma), assim como em nossa pele. No cristalino (lente natural), o sol aumenta em até 60% chance de desenvolver catarata”, destaca.

04
mai 2016
POSTADO POR
POSTADO EM Notícias
COMENTÁRIOS 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>