Dia D: municípios de SC realizam ação em combate ao Aedes aegypti

Segundo informações divulgadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVE/ SC), a Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti encaminhou ofício a todos os secretários municipais de Saúde do Estado para que sejam realizadas ações educativas e de controle ao mosquito em todos os 295 municípios catarinenses no dia 13 de fevereiro.

No sábado, dia 13 de fevereiro, haverá uma intensiva mobilização em Santa Catarina, envolvendo as Forças Armadas e todos os órgãos do Estado e dos municípios, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, João Paulo Kleinübing. A iniciativa atende a convocação do governo federal para adesão à mobilização nacional.

No Dia D, serão realizadas visitas a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo, destaca o diretor da Dive/SC, Eduardo Macário. Outra orientação foi para que seja recomendada a limpeza de calhas, a retirada de entulhos e lixo, a remoção de recipientes com água parada, assim como a aplicação de medidas de controle individual, como utilização de telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

As Forças Armadas também integrarão as ações de mobilização neste Dia D nas regiões dos municípios onde há base da Marinha, Exército ou Aeronáutica. No total, 4 mil militares farão a distribuição de material impresso em 34 cidades catarinenses, orientando a população sobre a importância da eliminação dos potenciais criadouros do mosquito, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Em Tubarão e Capivari de Baixo, cerca de 100 militares estarão envolvidos na iniciativa (Fonte: site Dive/SC).

*A primeira etapa da mobilização ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, com instruções internas no Exército em todo o país. A segunda etapa será iniciada neste sábado, quando os militares farão a distribuição de panfletos sobre a mobilização prestando diversos esclarecimentos nas residências e estabelecimentos comerciais. Um trabalho de informação e conscientização mais intenso vai ocorrer entre os dias 15 e 19 nas escolas do ensino médio e fundamental. Será durante esse mesmo período que os militares estarão atuando nas ruas para combater os focos do Aedes aegypti (*Fonte: Diário do Sul)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>